Para visualizar este site, favor habilitar o JavaScript no seu navegador.

Home » Garantia da Qualidade/Validação e Qualificação/Produção e Manufatura » Curso de Gestão de Qualidade na Produção de Medicamentos - GQP

Curso de Gestão de Qualidade na Produção de Medicamentos - GQP

Carga Horária 48 horas (6 dias)
Data Turma A: 14, 15, 16, 17, 18 e 19/07/2014 - SP
Turma para grupos fechados: Consulte-nos.
Horários 9h às 18h
Investimento R$2.000,00
Promoção/Desconto Descontos de até 20% Clique Aqui para saber mais.
Cartão Fidelidade Não acumula pontos.
Curso de Gestão de Qualidade na Produção de Medicamentos - GQP

Valores Acima já possuem Desconto Promocional. 
* Promoção não acumulativa com cartão fidelidade.

Objetivo: Este Programa Intensivo procura ofertar o conteúdo de praticamente 05 cursos de extensão do CEP voltados para a Gestão da Garantia da Qualidade em 48 horas de duração e com um exelente Custo- Benefício.

O Programa visa consolidar o conhecimento com relação a implementação, as exigências da RDCs e Normas visando a melhoria da Gestão da Qualidade na Produção de uma Empresa. Qualificação de Fornecedores, Boas Práticas de Fabricação, Auto-Inspeção, Tratamento de Não conformidades,Documentação Técnica , Gestão de Risco, etc. Os alunos serão instruídos no passo a passo para o bom atendimento as legislações e receberão o conhecimento necessário para melhorar o gerenciamento da produção, evitando assim O CUSTO DA MÁ QUALIDADE e desgastes a imagem da empresa e dos profissionais que nela trabalham.

Módulo Básico/Intermediário: Voltado a profissionais que já atuam em empresas e querem aprimorar conhecimentos na gestão da Garantia da Qualidade.

Público-alvo: Profissionais com nível técnico ou superior que pertençam às áreas: química, farmacêutica, farmoquímica, veterinária (saúde-animal), e outras correlatas que atuam na Garantia da Qualidade.

Conteúdo Programático e Metodologia

Conteúdo Programático:

Gestão da Qualidade na Produção de Medicamentos  48 horas 

  1. Normas da Qualidade e Boas Práticas de Fabricação ( ISO 9001, RDC17, IN 13) 

  2. Auto-Inspeção em BPF ( ISO 19011, RDC17, IN 13) 

  3. Qualificação de Fornecedores - Matéria Prima e Embalagens 

  4. Tratamento de Não Conformidades, Metodologia de Resolução de Problemas e Ferramentas da Qualidade 

  5. Documentação Técnica 

  6. Gestão de Riscos 


Pré-requisitos: N/A.

Material necessário: N/A.

Metodologia do curso: A metodologia utilizada será calcada em exposição oral de conceitos e definições gerais utilizando-se projetor multimídia, sendo as aulas teórico-expositivas com discussão e análise em classe.

Recomendações: Aluno poderá aprofundar seus conhecimentos realizando cursos adicionais de extensão do CEP  do setor de Controle da Qualidade como cursos de BPL, Incerteza de Medições, Validação de Protocolos de Microbiologia, entre outros.

Professores/Instrutores:

Opções de Instrutores:

Profª. Ms. Ângela Franco Mattos: Graduação em Farmácia Industrial pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas Oswaldo Cruz - Especialização em Controle de Qualidade Microbiológico de Alimentos, Mestrado na Área de Produção e Controle de Medicamentos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas -USP . Já trabalhou para as empresas: Colgate Palmolive , Billi Farmacêutica (Eurofarma),Niasi e Theraskin. Atualmente está responsável pela Área de Controle de Qualidade (Biológico,Microbiológico e Físico-Quimico) do Instituto Butantan.

Profª. Drª. Heliara Nascimento: Formada em Farmácia Industrial e Bioquímica , é também bacharel em Biologia pela Universidade de São Paulo. Possui mestrado em Química Orgânica e é PHD em Química Analítica voltada a área ambiental. Auditora líder há 10 anos nas normas ISO 9001:2000;TS 16949; ISO 14001 e ISO 17025. Experiência de 11 anos em Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IPT) onde atuou no desenvolvimento de metodologias e novos processos e 20 anos em Indústria (Oxiteno), onde coordenou a implantação do sistema de qualidade em P&D. Atuou por 13 anos no gerenciamento de laboratórios e atua como especialista na área de química analítica. Experiência na Implantação de ISO 17025 e de Auditorias em Laboratórios em Empresas como SGS, ITS e Oxiteno. Participa do Programa Brasileiro de Metrologia através da Coordenação da Comissão de metrologia química do Sinproquim - Sindicato Patronal das Industrias Químicas do Estado de SP. Professora convidada da UNESP Araraquara no curso de pós graduação de metrologia em química.

Profª. Marilice Teresinha de Souza: Formada em Farmácia e Bioquímica pela UNESP, Pós- Graduação em Administração Industrial pela Fundação Vanzolini – POLI / USP e em Design e Tecnologia de Embalagens pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing. Carreira de 17 anos na área de Garantia da Qualidade, em empresas farmacêuticas e alimentícia como EUROFARMA, ALTANA, BRISTOL-MYERS SQUIBB e COCAM. Atuou em Formulação de programas estratégicos para implantação e gestão da Filosofia da Qualidade, bem como homologação de fornecedores nacionais e internacionais. Gerenciamento da Qualidade de produtos estéreis, uso humano e veterinário, orais e tópicos, produtos de consumo e nutricionais. Implementação de novas plantas industriais e responsável por aprovações junto à ANVISA. Responsável pela qualidade de matérias-primas, instruções e métodos de fabricação, embalagens, documentação e lotes de produtos e pelas ocorrências de mercado. Gerenciamento do orçamento operacional da área da Qualidade, análise de investimentos, formação e treinamento de profissionais.

Prof. Claudemir Peres: MBA Executivo – IBMEC São Paulo, Especialização em Qualidade e Produtividade – Universidade de São Paulo; Líder Assessor em Qualidade, Meio Ambiente e Responsabilidade Social; Avaliador do Prêmio Nacional da Qualidade, 1999; Seis Sigma – Black Belt; Mais de 20 anos atuando na Oxiteno nas áreas de Gestão da Qualidade, Saúde, Segurança, Meio Ambiente, Responsabilidade Social e Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos, em indústria química e petroquímica. Gestor Corporativo dos processos de implementação e certificação dos Sistemas da Qualidade, Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Responsabilidade Social, baseados nas normas ISO 9001:2000, ISO 14001:1996, QS-9000 / ISO TS 16949, SA 8000, GMP, o Programa de Atuação Responsável e os conceitos ligados à Qualidade Total (TQM). Experiência internacional na integração de Sistemas de Gestão da Qualidade; Coordenação do processo de implementação do processo de desenvolvimento e qualificação de fornecedores; Avaliador para o Prêmio Nacional da Qualidade – 1999.

Prof. Nelson de Oliveira:

Bacharel em Química e Químico Industrial , Lead Assessor formado pela SGS e Auditor Internacional formado pelo COQA – ContractOperationsQualitAudit. A mais de 30 anos atuando na área de qualidade dos Laboratórios Pfizer e mais de 15 anos como auditor de qualidade, dando suporte e treinamentos as áreas de manufatura para manter a planta dentro dos padrões recomendados através de "Boas Praticas de Fabricação” e administradas por Órgãos Regulatórios como: FDA – Agência Regulatória dos Estados Unidos, MHRA – Agência Regulatória da Comunidade Européia, INVIMA – Agência Regulatória da Colômbia, MCC – Agência Regulatória da África do Sul, ANVISA e MAPA– Agências Regulatórias do Brasil e outros países visando exportação de produtos. Responsável pela programação de auditorias periódicas em todas as áreas cobertas pela BPF - documentação geral como sistema da qualidade, validação de processos, sistemas e limpeza, sistema de produção de água, qualificação de equipamentos, desvios de qualidade, reclamações de mercado, monitoramento ambiental, treinamentos, certificação de fornecedores, revisão anual de produto, estabilidade de produtos, controle de mudanças, certificação de fluxo laminares e áreas classificadas (limpas) e pela programação de auditorias em fornecedores de insumos farmacêuticos, materiais de embalagens, prestadores de serviços, transportadoras, logísticas e empresas que possuem contrato formalizado para terceirização de alguns de seus produtos. Familiarizado com as novas regulamentações (nacionais e internacionais) para manufatura e controle de produtos farmacêuticos destinados a linha humana, cosmética e linha de saúde animal. Participante da comissão para elaboração do manual de "Boas Práticas de Fabricação” junto ao SINDAN e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Prof. Lázaro de Jesus Gambareli: Farmacêutico Bioquímico com Especialidade em Indústria de Medicamentos pela UNESP. Mais 32 anos de atividades profissionais sempre atuando em garantia e controle de qualidade tanto no segmento farmacêutico como veterinário. Realizou diversas atividades durante sua vida profissional como: coordenação e auditorias para adequação às Boas Práticas de Fabricação (BPFs), Gerenciamento na elaboração de Procedimentos Operacionais Padrões (POPs), Elaboração de Plano Mestre de Validação, de Manuais da Qualidade, de Protocolos de Validação e participação em projetos industriais farmacêuticos, veterinários, cosméticos e alimentícios. Vida Profissional adquirida em empresas como Mogivet, Pharmaway, Sintofarma, Rhodia, Fontoura-Wyeth entre outras.

Prof. Luiz Carlos Peres: Químico formado pela universidade Ibirapuera, com mais de 42 anos de experiência na indústria farmacêutica, cosmética e química, onde executou palestras e treinamentos em diversos países como Alemanha, Espanha, México e argentina, pós-graduado em didática para o ensino superior pela universidade São Paulo e gestão da qualidade pela fundação Getúlio Vargas. Sempre ocupou cargos gerenciais e com trânsito internacional em empresas como Schering do Brasil e Ciba-Geigy. Examinador do prêmio nacional da qualidade (1992), por 4 anos membro da sociedade brasileira de controle da contaminação. Palestrante e professor dos cursos de pós graduação de engenharia farmacêutica, engenharia cosmética e formação de auditores, nas áreas de validação de processos, qualificação de fornecedores, boas práticas de fabricação e controle, boas práticas de laboratório, resultados fora da especificação (OOS), controle de mudanças, formação de auditores e tecnologia e qualidade industrial. Atualmente é executivo e atua a mais de 10 anos no mercado de consultoria, treinamentos, validação e auditorias envolvendo-se em vários segmentos industriais.

Profª. Vanessa Reis Lucas Di Napoli Perez: Graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Paulista - UNIP – Pós graduação em Gestão Industrial Farmacêutica – MBA em Gestão de Pessoas e Psicologia Aplicada ao Comportamento Organizacional. Experiência profissional que inclui atividades nas áreas de controle Físico químico e microbiológico, desenvolvimento e validação analítica, garantia de qualidade e assuntos regulatórios nas seguintes empresas Laboratórios Klinger do Brasil, Organon do Brasil, Vital Especialidades Dermocosméticas LTDA, Inpharma Laboratórios LTDA, BlisFarma Indústria Farmacêutica. Participou do editorial da revista da SBCC Sociedade Brasileira de Controle de Contaminação, auxiliando na tradução de artigos técnicos para as publicações.

Profª. Michelli M.G.Barrionuevo: Graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Paulista - UNIP e Pós graduação em Gestão Industrial Farmacêutica pela Faculdade Oswaldo Cruz. Grande vivência na área de BPF, treinamento e qualificação de fornecedores. Experiência profissional que inclui atividades nas áreas de Controle de Qualidade Físico Químico e Microbiológico, Garantia da Qualidade, Assuntos Regulatórios e Farmacovigilancia. Experiência adquirida em empresas como Laboratórios Glenmark Farmacêuticado Brasil, Bio Products Industria Coméstica. Hj atua como coordenadora (GQ, AR e FV) na empresa Dr. Reddy`s Farmacêutica do Brasil Ltda.

Prof. Luiz Carlos Caniato: Mestre em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímico e Especialização em Processos e Produtos Fármaco Químico, Inst Mauá de Tecnologia, Automação e Controle Industriais, FEI de São Bernardo do Campo, Engenheiro Eletricista, e Especialização em Sistemas de Gerenciamento da Qualidade, Uni A. Ocupa atualmente o cargo de Coordenador de Manutenção Elétrica / Instrumentação e Automação e Controle na empresa farmacêutica Sanofi-Aventis. Experiência de mais de 10 anos na indústria farmacêutica, responsável pela  implantação e manutenção dos  planos e  Sistemas de Calibração de Instrumentos,  Sistemas de Automação e Controle dos Processos de Fabricação, Utilidades e Certificação de Sistemas Computadorizados na área industrial (CSV).

Prof. Anderson Figueiredo Gonçalves: Engenheiro Eletricista, Universidade de Mogi das Cruzes. Ocupa atualmente o cargo de Engenheiro na área de Manutenção / Instrumentação, Automação e Controle na empresa Sanofi-Aventis. Experiência de mais de 10 anos na indústria Farmacêutica, responsável em manter em funcionamento os Sistemas de Automação e Controle, Instrumentação nos Processos de Fabricação Industrial e Utilidades e Certificação de Sistemas Computadorizados na área Industrial.

Informações complementares

Veja abaixo informações sobre Descontos e Promoções para Empresas, Ex-alunos e Estudantes.

Forma de Pagamento:
Pessoa Jurídica: Boleto bancário e Cartão de Crédito
Pessoa Física: Boleto bancário e Cartão de Crédito

Local/UF: São Paulo

Investimento: R$ 2.000,00

Local São Paulo: Auditório CEP: Rua Cardeal Arcoverde, 928- Andar Térreo - Pinheiros - SP, atrás da Igreja do Calvário na Henrique Schaumann, próximo do Frans Café e em frente a praça Benedito Calixto.

Hotéis próximos:
Comfort Suites Oscar Freire - Rua Oscar Freire, 1948 - Jardim Paulista - SP - reservas: (11) 2137- 4700
Transamerica Flat Perdizes - Rua Monte Alegre, 835 - Perdizes - SP - reservas: (11) 4063-7870
Hotel Mercure - Rua Capote Valente, 500 - Pinheiros - SP - reservas: (11) 3069-4000
Golden Tower São Paulo Hotel - Rua Dep. Lacerda Franco, 148 - Pinheiros - SP - reservas:(11) 3094-2200

Incluso:

  • Certificado Digital(disponíbilizado no painel do usuário)
  • Material didático
  • Material de apoio
  • 2 coffee break diários

Observações:

  • Para receber o certificado, o aluno deverá ter participação ativa e estar presente em pelo menos 75% das aulas do curso.
  • Observe o nome correto na ficha de inscrição - Retificação de certificados terá um custo de R$ 25,00.
  • A Diretoria do CEP poderá alterar as datas dos cursos, bem como o corpo docente, neste caso o aluno será avisado com antecedência.
  • É necessário quorum mínimo de alunos para o curso ocorrer nas datas agendadas.

Curso in Company: Este curso pode ser ministrado em versão exclusiva para sua empresa, instituição ou grupo fechado e seu conteúdo adaptado à realidade da empresa.